Episódio 1 – Embaixador Edmundo Fujita

Como o primeiro nipo-brasileiro a ingressar no Itamaraty, o Embaixador Edmundo Fujita criou precedentes para gerações posteriores de diplomatas nikkeis e também de diferentes etnias. Lembrado por seus familiares, colegas e amigos pelo seu profissionalismo e pela sua erudição, Edmundo foi, não só pioneiro nessa área, mas também modelo a ser seguido, fato inexistente até então.


 

Episódio 2 – Bailarinos e coreógrafos

Três bailarinos nipo-brasileiros, que alcançaram destaque nacional e internacional, falam sobre os caminhos que tiveram que trilhar para obterem ascensão profissional. Narrando as limitações do biótipo asiático na área da dança, os entrevistados revelam qual é a realidade dos palcos aos aspirantes a dançarino no Brasil.


Episódio 3 – Atores

Beatriz Diaféria e Rogério Nagai, dois atores nipo-descendentes, compartilham as suas trajetórias profissionais nas artes cênicas, mundo ainda de predomínio do grupo étnico-racial branco. Da escolha da carreira até os dias de hoje, ambos contam o que é ser um ator/atriz nipo-brasileiro(a) no Brasil e como lidam com os estereótipos dos nikkeis no imaginário brasileiro.


Episódio 4 – Escritores

Diante da falta da representatividade de personagens asiáticos na literatura brasileira, dois escritores – Oscar Nakasato e Janaína Tokitaka – se destacam tanto pelas suas obras premiadas, quanto pelo desejo de produzir narrativas plurais e afetivas.


Episódio 5 – Empreendedores

No mundo competitivo do empreendedorismo e da liderança empresarial, Gustavo Tanaka e Mayura Okura conquistaram o seu espaço através da diligência e do autoconhecimento. Ambos discorrem sobre a resiliência necessária para enfrentar esse universo profissional.No mundo competitivo do empreendedorismo e da liderança empresarial, Gustavo Tanaka e Mayura Okura conquistaram o seu espaço através da diligência e do autoconhecimento. Ambos discorrem sobre a resiliência necessária para enfrentar esse universo profissional.


Episódio 6 – Jornalistas

Celso Kinjo e Leonardo Sakamoto, dois importantes jornalistas de diferentes gerações, analisam a crise informacional dos dias atuais assim como as adversidades encontradas ao longo das respectivas carreiras.


Episódio 7 – Mulheres na Carreira Internacional

15 anos é o que separa o ingresso no Itamaraty do Embaixador Edmundo Fujita do ingresso da primeira mulher nipo-descendente na instituição. Neste episódio, conversamos com diferentes gerações de mulheres nipo-brasileiras que trilharam suas próprias trajetórias na carreira das relações internacionais.


Episódio 8 – Carreiras Tradicionais

Neste episódio quisemos criar um contraponto apresentando a história profissional de sucesso de Emi Murano e Masato Ninomiya que seguiram, respectivamente, carreiras consideradas tradicionais como a Medicina e o Direito. Apesar da alta representatividade dos nipo-descendentes nessas duas áreas, objetivamos mostrar que ambos lutaram para alcançar respeito e notoriedade num campo em que as pressões dos estereótipos positivos também podem ser um entrave à mobilidade profissional.


Episódio 9 – Docência, pesquisa e extensão

Neste episódio, a professora da Universidade Federal do Paraná, Monica Setuyo Okamoto, faz algumas reflexões acerca da representatividade social dos asiáticos no Brasil e as barreiras dos estereótipos étnicos e do mito da “minoria modelo”.